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Reinventaram as Lojas: A Era da IA

por Conceição Pinheiro, Business Management Director e Marta Pereira, Marketing Researcher

Nos últimos tempos, a revolução no comércio retalhista foi altamente impulsionada pela rápida evolução da tecnologia e pela crescente adoção da Inteligência Artificial (IA) neste setor. Inimigo ou aliado, qual o papel da IA, e como usá-lo a favor do seu negócio? Leia até ao fim e tire as suas conclusões.

Reinventaram as Lojas: A Era da IA

Nos últimos tempos, a revolução no comércio retalhista foi altamente impulsionada pela rápida evolução da tecnologia e pela crescente adoção da Inteligência Artificial (IA) neste setor.

 

A evolução natural das coisas

O retalho digitalizado emerge como uma resposta às sucessivas ondas de transformação tecnológica que vivemos, impulsionadas pela digitalização na viragem do século.

No nosso dia a dia assistimos à migração das operações tradicionais para operações digitais com a promessa de uma experiência de compra mais personalizada, conveniente e eficiente.

O e-commerce, peça fundamental no cenário do retalho digital, refere-se à venda de produtos e serviços através da Internet, contrariando barreiras geográficas e horários limitados de funcionamento. Perante esta acelerada transição do consumo em ambiente físico para a teia digital, marcas e negócios enfrentam desafios para responder às expetativas do consumidor contemporâneo.

 

O papel da IA

A Inteligência Artificial desempenha um papel crucial neste contexto. A IA atua através da imitação de funções cognitivas humanas, isto é, incorpora processos de pensamento e compreensão presentes em seres humanos e os reproduz em diferentes tecnologias. A IA é capaz de tomar decisões com base em dados, atua por meio da aprendizagem contínua, além de ser capaz de reconhecer objetos em imagens e processá-los por linguagem natural. Aplicada aos negócios, representa uma grande oportunidade para o retalho digital, a sua inclusão pode simplificar e facilitar as operações comerciais. Isto é, a IA é capaz de aumentar taxas de conversão ao incluir sistemas mais sofisticados de análise de dados, utilizar diferentes algoritmos na previsão de resultados e identificar padrões de comportamentos dos consumidores. Além disso, pode realizar tarefas complexas de modo automatizado: assistentes virtuais, chatbots, sistema de reconhecimento facial, sistema de recomendação, só para enumerar alguns.

 

O elevar da experiência

Onde queremos chegar? A IA aplicada ao retalho digital é um potenciador da experiência do consumidor. Mais especificamente, pode personalizar a experiência do consumidor e apresentar novas dimensões no relacionamento consumidor-marca, ao personalizar recomendações de produtos com base nas preferências e histórico de compra do consumidor, otimizando a experiência de compra e aumentando as hipóteses de conversão.

Do atendimento robótico (os self-ordering kiosks são um bom exemplo) a espelhos inteligentes de realidade aumentada, lojas desenhadas para integrarem as redes sociais, pagamentos sem caixas, há já alguns anos a esta parte que a tecnologia é uma constante no nosso dia a dia. De facto, estas soluções automatizadas de atendimento ao cliente permitem encurtar o tempo de compra e tornar a experiência mais conveniente e, consequentemente, aumentar os índices de satisfação de quem compra. Outro exemplo prático do uso da IA no marketing digital é a criação de aplicações 3D e 4D que proporcionam testes de produtos e experiências virtuais em apartamentos ou locais turísticos. Assim, a IA fortalece os relacionamentos entre a marca e o consumidor através de ambientes digitais e também atrai estes consumidores para o ambiente físico.

 

O que já se previa para 2023

Para este ano de 2023, a consultora Aruba, que faz parte da tecnológica Hewlett Packard, já havia dado conta - no maior e mais tradicional evento que aborda os desafios e tendências do retalho à escala global, o NFR Retail?s Big Show -, que a indústria apostaria em:

- Proporcionar experiências digitais imersivas em loja, de forma a envolver o shopper nos espaços físicos;

- Oferecer soluções de entrega híbridas, flexíveis e personalizadas, adaptadas à geolocalização e aos horários mais convenientes para o consumidor;

- Tornar as lojas físicas cada vez mais digitais e inteligentes - a aposta em saídas cashierless é um exemplo;

- Utilizar ferramentas de automação para controlo de stock, evitando a "fuga" de clientes para a concorrência devido a falta de stock, ou o desperdício por excesso de stock;

- Transmitir ao vivo (streaming) a partir de lojas físicas dando aos clientes uma visão dos bastidores, numa evolução do conceito de showrooming.


Conclusão

A Inteligência Artificial tem um papel significativo na inovação de produtos e serviços e atração de clientes. Graças à sua capacidade de processamento de dados, tomada de decisões baseada em algoritmos e evolução contínua, oferece oportunidades para melhorar a eficiência, personalização e interação no retalho digitalizado.

A UPPartner nasceu há mais de três décadas com o Retalho como uma das suas áreas core.

Fruto de uma incontestável experiência no setor e em virtude de uma marcada e insaciável sede de inovação, na UPPartner temos vindo a apostar fortemente em soluções digitais à medida para impactar, envolver e fidelizar clientes.

A IA aplicada ao retalho digital é um potenciador da experiência do consumidor.

Referências:

Suleiman, D. A., Awan, T. M., & Javed, M. (2021). Enhancing digital marketing performance through usage intention of AI-powered websites. IAES International Journal of Artificial Intelligence, 10(4), 810.

As Retail Doubles Down on Technology in 2023, Stretched IT Teams Will Demand More from Their Network. Acedido a 13, outubro, 2023, em: businesswire.com

Reinventaram as Lojas: A Era da IA
por Conceição Pinheiro, Business Management Director e Marta Pereira, Marketing Researcher
por Conceição Pinheiro, Business Management Director e Marta Pereira, Marketing Researcher | 2 novembro 2023
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