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COMO A IA ESTÁ A REVOLUCIONAR A PERSONALIZAÇÃO NO RETALHO

por Conceição Pinheiro, Business Management Director e Marta Pereira, Marketing Researcher

O retalho está a passar por uma transformação digital sem precedentes. A personalização impulsionada pela inteligência artificial (IA) está a emergir como uma relevante vantagem competitiva, à medida que as marcas procuram atrair a atenção e a fidelização dos consumidores. Neste artigo, exploraremos como a IA está a redefinir a personalização no retalho ao oferecer experiências únicas e atrativas aos consumidores.

COMO A IA ESTÁ A REVOLUCIONAR A PERSONALIZAÇÃO NO RETALHO

A IMPORTÂNCIA DA PERSONALIZAÇÃO NO RETALHO

A personalização já não é apenas uma opção, mas uma exigência no mundo do marketing atual. Os consumidores não só esperam, como também procuram experiências personalizadas. Não querem apenas produtos, desejam experiências sob medida que atendam às suas preferências individuais.

Aqui, a IA desempenha um papel central ao permitir que as empresas recolham, analisem e interpretem grandes volumes de dados, possibilitando uma compreensão mais profunda das preferências individuais dos consumidores e facilitando a criação de mensagens, ofertas e experiências personalizadas.

Segundo um artigo da McKinsey, o marketing de personalização tem vantagens reais para as empresas: pode reduzir os custos de aquisição de clientes em até 50%, aumentar as receitas até 15% e aumentar o ROI de marketing até 30%. As empresas com taxas de crescimento mais rápidas obtêm 40% a mais das suas receitas com a personalização. A mesma pesquisa também mostra que experiências personalizadas aumentam a fidelização dos clientes e as vendas brutas de uma empresa. Também num estudo da Segment é possível observar que 69% dos líderes empresarias aumentaram a fidelização de clientes com a adoção de serviços e produtos personalizados.

Apesar disso, a personalização pode ser uma tarefa complexa e errar pode acarretar consequências de longa duração para as marcas. Receber um anúncio extremamente personalizado pode afastar o consumidor do produto por considerar essa experiência "perturbadora". Contudo, há cada vez mais consumidores habituados a experiências personalizadas. De acordo com a pesquisa da McKinsey, 71% dos clientes esperam que as empresas ofereçam interações personalizados e 76% sentem frustração quando essa expectativa não é atendida.

A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO CATALISADORA DA PERSONALIZAÇÃO

A inteligência artificial emergiu como a resposta aos desafios da personalização no retalho. A capacidade da IA de processar grandes volumes de dados e aprender padrões complexos permitiu que as marcas oferecessem experiências customizadas aos seus consumidores de uma forma mais eficaz do que nunca.

Para além da IA ser capaz de analisar dados de maneira abrangente e rápida, extrai insights valiosos dos hábitos de compra, histórico de navegação e interações nas redes sociais, permitindo que as empresas entendam os desejos e necessidades dos consumidores de maneira mais completa.

Uma pesquisa recente da Mckinsey sobre IA indica que quase uma em cada cinco organizações já está a investir em IA na análise de dados no atendimento ao cliente e na segmentação de clientes.

Com base nos dados recolhidos, a IA pode prever com precisão os produtos ou serviços que um consumidor pode gostar. Isso leva a recomendações mais relevantes, resultando em maiores taxas de conversão e fidelização. A IA também permite que as marcas adaptem a experiência do consumidor em tempo real. Isso traduz-se em campanhas direcionadas, ofertas exclusivas e comunicações ajustadas ao comportamento do cliente.

A PRIVACIDADE NÃO PODE FICAR ESQUECIDA

Não é nenhuma surpresa que a confiança é cada vez mais importante e a privacidade de dados pode ser um grande problema para os consumidores atuais, que estão compreensivelmente mais cautelosos em divulgar as suas informações pessoais. O estudo da Segment concluiu que apenas metade (51%) dos consumidores confiam nas marcas quanto à utilização responsável e segura dos dados, e de acordo com uma pesquisa da McKinsey de 2022 sobre privacidade no mundo digital, 85% dos clientes dizem que é importante conhecer as políticas de privacidade de dados de uma empresa antes de fazer uma compra. Posto isto, é importante mostrar aos clientes que a privacidade dos seus dados está resguardada. As marcas ao serem transparentes e respeitarem a privacidade dos dados, podem conquistar a confiança dos seus clientes e proporcionar experiências personalizadas que resultam em relações mais profundas com os consumidores, tornando-os mais propensos a voltar para futuras compras.

À medida que a IA continua a evoluir, o retalho beneficia de uma nova onda de personalização que vai além das expectativas tradicionais

Com a capacidade de analisar dados de maneira profunda e fornecer recomendações precisas, a IA está a modificar as estratégias de marketing e a forma como as marcas se relacionam com os consumidores. Estamos a testemunhar uma nova transformação significativa no retalho, impulsionada pela inteligência artificial e cada vez mais direcionada à personalização.

Personalização no Retalho
por Conceição Pinheiro, Business Management Director e Marta Pereira, Marketing Researcher
por Conceição Pinheiro, Business Management Director e Marta Pereira, Marketing Researcher | 29 agosto 2023
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